"Nunca é alto o preço a pagar pelo privilegio de pertencer a si mesmo." Nietzsche

O valor do m(eu) te amo.

Qual o valor do seu “eu te amo”? Qual o tamanho?
Dá pra medir a intensidade ou o grau de verdade quando você o fala para alguém?
Quais sentimentos você acha que carrega uma frase pequena como essa?
O que você sente ou o que você provoca quando diz?



imagem via internet

Se essa frase não estivesse tão banalizada, não seria necessário completa-la com um “para sempre”, “de verdade”, “isso é sério”. Não haveria necessidade de dizer que é muito, que é grande, que é isso ou aquilo.
Um “eu te amo” sozinho, já é tudo que alguém precisa ouvir.
Amar e ser amado por alguém, já é tudo!  
O amor não se mede, não se compra, não se explica, não se acaba.
O Amor não precisa de outros adjetivos, nem de mais, nem de menos.
Antes de falar que você ama alguém, pense se é de verdade, se é sério, se é muito. Pense se você está disposto a ter essa pessoa para sempre do seu lado: com todas as dificuldades e defeitos - porque nada é só flores. Porque dizer que ama alguém já é muito, já é grande. Então, veja bem se você também não está apenas banalizando esta frase.
Amar é mais do que querer ser feliz com alguém. É querer que esse alguém seja feliz, independente de você, independente de qualquer coisa.
Ao dizer que ama uma pessoa, você também está dizendo que ela é muito importante. Você também está dizendo que quer vê-la sempre feliz e que está disposto a fazer qualquer coisa pelo bem-estar desta. Você está dizendo que precisa desse alguém e que vai estar sempre aqui quando esse alguém precisar de você. Automaticamente, você está dizendo que vai cuidar, vai respeitar, vai ouvir e vai ser paciente com o seu Amor.
Dizer que ama não é como dizer que quer bem, que gosta muito ou que está apaixonado, veja bem!
Você estar dizendo que estará sempre de braços abertos, disposto a compreender e perdoar. Disposto a ceder, a abrir mão de algumas coisas. Disposto a esquecer do seu orgulho algumas vezes. Disposto a reconhecer seus erros e se desculpar sempre que magoar a pessoa amada - mesmo que essa não tenha sido a intenção. Deve está ciente que o amor lhe torna forte, mas também vulnerável. Deve está disposto aos muitos sorrisos e incontáveis choros. Amar também significa sofrer por alguém.
Então, pense bem. Veja se é mesmo isso antes de falar de Amor para alguém, antes fazer alguém acreditar no seu Amor.

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Carta aos coríntios.

E se todos entendessem o significado dessa frase, não seria necessário dizer mais nada depois de um: eu te amo!

11 comentários:

Jonh Nunes disse...

Lindo texto. Profundo, e me fez calar... e o silencio diante do teu texto, me fez refletir. Fez-me acreditar no amor puro, pena que tenho que usar esse termo “ puro” para me referir ao amor verdadeiro, uma vez que o amor foi tão banalizado e transformado em algo tão “banal”.

Gabriela Freitas disse...

Alguns ainda intendem, mas é difícil saber em qual podemos acreditar... Até as coisas bonitas foram banalizadas.

Tatiane Trajano disse...

Não só o "eu te amo", como o amor também está muito banalizado.
Muito bom o texto, altamente reflexivo.

=)

Viviana Ruiz disse...

Olha disse tudo, viu!?
bjOus

Lilo Moura disse...

Então... Eu te amo!

CUCA BOA disse...

o amor por si só já se faz...sendo dividido é melhor ainda..acredito que só com "amor" ainda se muda muitas coisas nessse mundão...

(ótimo ano flôr, saudades daqui)

nate

Anônimo disse...

Li certa vez uma definição sobre amar que nunca mais esqueci:

"Não ame pela beleza, pois ela um dia acaba. Não ame pela admiração, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar um amor sem explicação!"

xxxxx disse...

Adorei aqui,
Te convido para conhecer meu espaço:

http://michelesantti.blogspot.com/

Anônimo disse...

Hoje em dia as pessoas banalizam o amor e confundem com outros sentimentos.

Muito lindo o texto.

Beijos!

T.S. disse...

Todos realmente deveriam saber o valor de um 'eu te amo'... Não são apenas três palavras, é um sentimento que vai muito alem da compreensão. Apenas um 'eu te amo' basta quando ele realmente é verdadeiro!
E não existe nada mais doce que ser capaz de amar e ter a honra de ser amada!

Muito, muito lindo o texto, flor!

Beijos*:

T.S. disse...

Todos realmente deveriam saber o valor de um 'eu te amo'... Não são apenas três palavras, é um sentimento que vai muito alem da compreensão. Apenas um 'eu te amo' basta quando ele realmente é verdadeiro!
E não existe nada mais doce que ser capaz de amar e ter a honra de ser amada!

Muito, muito lindo o texto, flor!

Beijos*: