Qual é o segredo para que um relacionamento dure e seja sempre bom?
via internet
Sempre bom eu sei que ele nunca vai ser. Não é assim com minha mãe, não é assim com o meu pai, não é assim com meus irmãos e com meus melhores amigos. Se nem eu estou sempre bem, como irei exigir isso dos outros? Temos que entender que a vida é assim, a natureza é cheia de idas e vindas: o mar e suas ondas, o verão e o inverno, o sol e as tempestades... Não há garantias nem estabilidade na vida e menos ainda em um relacionamento. Há os altos e baixos e temos que saber até quando vale a pena.
Três lições básicas: 1. Estamos sempre abrindo e fechando ciclos, por isso antes de ser feliz com alguém, temos que não precisar dele para isso. 2. Antes de amar alguém devemos nos amar primeiro e acima de tudo.
Pois, ninguém nasce com a obrigação de fazer o outro feliz ou de completar alguém – exceto se for um gêmeo siamês -. Nós não podemos cobrar de ninguém a nossa felicidade. Ser feliz é responsabilidade de cada um, fazer o outro feliz, é consequência. Assim como não podemos fazer o outro ficar bem se nós não estivermos bem conosco, não podemos amar ninguém verdadeiramente, sem antes nos amarmos. Reflita: o que é amar para você? E então se ame.
Eis a terceira lição: quando um não quer, dois nada faz. Até parece um ditado popular ou mesmo um clichê, mas em um relacionamento trata-se mesmo de uma lição, uma regra. Ficante, namoro, noivado, casamento... Quando um não estiver mais querendo, não tem como da mais certo. Quando estamos tentando levar um relacionamento e remando contra a maré – ainda por cima sozinha(o)- Desista! É hora de por um fim. Estaremos apenas nos cansando, pois assim como é a correnteza para um nadador, é o universo para nós: temos que aceitar a direção que ele nos impõe para que possamos dizer “o universo conspira ao meu favor”.
Se, de fato, os dois estiverem enxergando a problemática e se for desejo de ambos fazer as coisas melhorar, pode não ser o fim. Caso contrário, lembre-se da primeira lição. Releia a segunda e faça acontecer.
Ninguém muda ninguém. Tentar mudar ou mudar alguém é o caminho mais curto para infelicidade. Quando este alguém não se adequa ao seu modo de ser, quando as placas tectônicas estão sofrendo abalos sísmicos frequentemente, é porque está na hora de encerrar mais um ciclo de sua vida e estar aberta(o) a novos ciclos. Se o universo está lhe distanciando de algo ou de alguém, aceite isso por mais que lhe doa. E permita-se apreciar o novo, o que o universo tem de melhor para você.
Este não é um blog de auto-ajuda. Longe disso: é uma reflexão. Um contar de uma experiência, uma junção de conselhos que eu deveria dar para alguém por quem eu tenho grande apreço. Mas, como sou melhor com as palavras, resolvi escrever aqui mesmo, e ajudar a quem mais estiver sentindo-se meio perdido.